Japan Weekend

No fim-de-semana de 23 e 24 de Outubro de 2010 houve em Lisboa, no Pavilhão Atlântico a primeira edição do Japan Weekend em Portugal, que é uma convenção de anime, manga e videojogos que foi organizado pela Anipop AJACJ e pela Jointo Entertainment.

Como o nosso projecto é sobre as diferentes culturas mundiais e estamos a trabalhar sobre a cultura japonesa decidiu-se então ir visitar esta convenção.

Chegamos a Lisboa por volta das 9h40 e fomos apanhar o metro para o Oriente na qual depois seguimos na direcção ao Pavilhão Atlântico para irmos comprar os bilhetes e entrarmos para a Sala Tejo, local em que se encontrava a realização do evento.

Na parte da manhã fomos ver os stands em que havia a venda de vários videojogos, revistas, livros, peluches, acessórios, vestuário, etc. e também havia stands em que se podia jogar diferentes videojogos, alguns dos quais experimentamos. Após realizarmos uma volta para ver o que existia no local começamos a tirar fotografias, tanto aos expositores como às pessoas que estavam lá, muitas delas mascaradas (cosplay). Nesta parte do dia também fomos assistir ao concurso de karaoke, em que os candidatos cantavam em japonês, e falar com uma senhora do Museu do Oriente, que se encontrava no local, à qual pedimos informações para organizar uma visita de estudo ao museu.

Após isso fomos almoçar na zona da Expo e na qual dê-mos uma volta por lá.

Depois voltamos à Sala Tejo e fomos ver um pouco de um anime e de seguida fomos ver um stand que já tinha aberto durante a hora de almoço sobre uma arte marcial japonesa, o sengoku, que experimenta-mos também. De seguida, houve um painel de dobradores portugueses, na qual fizeram-nos uma apresentação sobre o que fazem no seu trabalho e qual o currículo que tem tido ao longo dos anos. Às 15 horas estava marcado um workshop de japonês na qual estavamos com muito interesse em assistir, mas infelizmente foi cancelado à última da hora e assim sendo, tivemos de assistir apenas ao workshop de furoshiki que nos deu algumas bases sobre esta arte japonesa. Com o fim do workshop fomos embora.

            Com a realização desta visita podemos concluir que o Japão tem uma cultura muito diversa e que os animes/mangás são uma parte muito importante desta cultura.

            Além disso serviu também para ajudar-nos a começar a tratar da visita de estudo ao Museu do Oriente e para aprender um pouco da arte do furoshiki.