Língua

A língua japonesa é um idioma falado no Japão e em outras partes do Mundo. Esta língua encontra-se na comunidade de imigrantes e descendentes de japoneses, ou nikkei.

O japonês ocupa o 9.º lugar das línguas mais faladas do mundo, sendo falada em países como o Brasil, Havaí, Guam, Ilhas Marshall, Palau, Peru, Taiwan, entre outros.

Esta língua é muito aglutinante e caracteriza-se pelas construções dignas, que demonstram a organização hierárquica da sociedade japonesa.

Distribuição Geográfica

            A língua japonesa apesar de ter a sua origem no Japão, também é falada noutras Partes do Mundo. Actualmente, estima-se que haja cerca de 127 milhões de pessoas a falar japonês.

                O japonês foi levado pelos imigrantes que quando ocupavam novos países levavam a sua língua-mãe, assim, expandiu-se pelo Mundo.

                Actualmente, estima-se que cerca de 3 milhões de não-japoneses estudam esta língua.

 

Dialectos

        O arquipélago japonês devido às suas montanhas provoca vários dialectos na sua língua. As diferenças mais presentes são em termos de acento tonal, morfologia inflexional, vocabulário, uso das partículas e pronúncia.

Os dialectos de Tōhoku ou Tsushima, localizados nas partes centrais são incompreensíveis para pessoas de outras partes do país. O dialecto usado em Kagoshima, na ilha Kyūshū, ao sul, é famoso por ser incompreensível não só para falantes do japonês padrão mas também para as pessoas que vivem em regiões de Kyūshū vizinhas à Kagoshima. Kansai-ben, um grupo de dialectos da região centro-oeste do Japão, é falado por muitos japoneses; o dialecto de Osaka, em particular, é associado com o humor, e por isso muitos comediantes usam frases no dialeto de Osaka para dar sensação de humor.

As línguas ryukyuanas são faladas nas Ilhas Ryukyu. Não são somente incompreensíveis entre japoneses, mas também bastante incompreensíveis entre falantes de diferentes dialetos ryukyuanos. Devido à proximidade entre o ryukyuano e o japonês, são às vezes ditos serem apenas dialectos de uma única língua, embora os acadêmicos modernos digam ser línguas separadas.

Actualmente, o japonês padrão tornou-se referência em todo o Japão, não apenas graças aos media, mas também devido às facilidades de movimentação dentro do país devido aos sistemas rodoviário, ferroviário e aeroviário. Os jovens japoneses geralmente falam seu dialecto local e a língua padrão, mas, na maioria das vezes, o dialecto local é dominado pelo dialecto padrão.

Sistemas de Pronúncia e escrita japoneses

O japonês usa cinco sistemas de escrita diferentes:rōmaji,hiragana,katakana,kanji e os algarismos indo-arábicos.

Ø  漢字 Kanji são os caracteres de origem chinesa, usados em:

§  Substantivos;

§  Radicais de adjectivos e verbos;

§  Nomes de locais e de pessoas.

 

Ø  平仮名 Hiragana são caracteres fonéticos usados em:

 

§ Partículas gramaticais (助詞 joshi);

§ Terminações flexionais de adjectivos e verbos (送り仮名 okurigana);

§  Palavras para as quais não há kanji;

§  Palavra cujo autor preferiu não escrevê-las em kanji  (por motivo de legibilidade, comodidade, hábito, etc);

§  Forma de indicar a leitura de kanji  (振り仮名 furigana).

 

Ø  片仮名 Katakana são caracteres fonéticos usados em:

§ Palavras e nomes estrangeiros, excluindo aquelas que originaram-se no kanji;

§ Onomatopéias;

§ Palavras cujo autor quis pôr destaque (da mesma forma que escreve-se em português em tipo itálico);

§ Nome científico de animais e plantas.

 

Ø  ローマ字 Rōmaji são os caracteres latinos, que são usados em:

§ Siglas, por exemplo OTAN;

§ Palavras e nomes japoneses usados em outros países, como em cartões-de-visita e passaportes;

§ Nomes de firmas e produtos que necessitem ser lidos tanto no Japão quanto em outros países.