Vestuário

O Japão começou a tomar modelos da moda ocidental por volta do século XIX e pelo ínicio do século XXI deram-se muitas demonstrações em relação à roupa. O Japão é um país extremamente aberto a novidades, os japoneses aceitam e aderem às mudanças na moda com facilidade, a intenção é ser diferente, ser visto e notado por todos.

No Japão pode-se encontrar dois tipos de traje: o tradicional e o moderno. No traje tradicional destaca-se o quimono, que é uma peça usada por homens, mulheres e crianças em ocasiões especiais. As roupas usadas pelos japoneses são: yukata, hakama, jinbei e jūnihitoe Entre os tradicionais cintos e correias, é o Obi Que o mais utilizado e quanto ao calçado tradicional, é o tabi e Jika-tabi.

A revolução das lolitas na moda japonesa surpreendeu muitos estilistas em todo o mundo, que na época estavam habituados a encontrarem no guarda-roupa dos japoneses apenas um tipo de roupa: o quimono. Essa peça, além de dar um estilo próprio para a nação, dava aos mesmos um espírito de colectivo e contribuía para a formação de uma identidade nacional. Mas, o aparecimento da tecnologia neste país, também reflectiu na maneira das pessoas vestirem-se, já que a partir daí começaram a preferir uma moda associada com a modernidade,  tecnologia e experimentalismo.

A falta de medo ou vergonha em misturar cores, acessórios, estilos clássicos e extravagantes em um só figurino faz da moda japonesa um grande sucesso entre aqueles que gostam de inovar.

O "Street Fashion" apareceu no Japão para descrever as pessoas que dão um toque pessoal a sua roupa, adoptando assim uma mistura de várias tendencias da moda. São exemplos do “Street Fashion:

ñ          A Moda Lolita é um estilo japonês de moda cujas primeiras manifestações apareceram em fins da década de 70 e começo da década de 80. Inspiradas em parte na cultura 'kawaii' (adorável) japonesa e na nostalgia de outros tempos - sejam períodos históricos ou simplesmente da própria infância - as lolitas se dividem em vários tipos, sendo alguns polêmicos e de existência controversa.

O estilo é característico de saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino, renda de boa qualidade, decote alto, cabelos cacheados e/ou acompanhados a uma franja recta e tecidos pouco brilhantes.   Algumas das Subcategorias são:  Classical Lolita, Sweet Lolita, Country Lolita, ShiroLolita, KuroLolita, Punk Lolita, Guro Lolita, Gothic Lolita, Erololi, Wa Lolita, Qi Lolita, Hime Lolita e Deco Lolita.  

ñ          O Ganguro que ficou popular entre as raparigas em 2000. Roupas coloridas, mini saias, bronzeado exagerado, pestanas falsas, brincos, aneis, colares, pulseiras e olhos e boca maquiados de branco para chamar mais atenção são o que caracterizam mais este estilo.

ñ          O Kogal é um estilo baseado com os uniformes escolares do secundário, mas com saias mais pequenas e meias com elásticos soltos e outras modificações. As raparigas chamam-se de gyaru.

ñ          Visual kei consiste em maquilhagem extravagante, penteados pouco usuais e a mistura de acessórios masculinos e femininos. É um estilo adoptado por algumas bandas japonesas de Pop/Rock ou melhor Visual Kei tambem é um estilo de musica.

ñ          O Cosplay consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de alguma personagem real ou ficcional, concreta, abstracta, de animes, mangas, videojogos ou ainda de grupos musicais — acompanhado da tentativa de interpreta-los na medida do possivel.