Economia

 

 

Moeda

iene

 

Blocos comerciais

OMC, OCDE, APEC, …

 

PIB

4 338 bilhões

 

PIB per capita

34.200

 

Taxa de Crescimento do PIB

3%

 

Inflação

-0,9%

 

Índice de Gini

38,1

 

Taxa de Desemprego

5,2%

 

Exportações

735,8 bilhões

 

 

 

Produtos exportados

Equipamento de transporte, veículos motorizados, semicondutores, materiais eléctricos, produtosquímicos

 

Principais parceiros de Exportação

China, EUA, Coreia do Sul, Taiwan

 

Importações

636,8 bilhões

 

 

 

Produtos importados

Máquinas e equipamentos, combustíveis, alimentos, produtos químicos, têxteis, matérias-primas

 

 

 

Principais parceiros de importação

China, EUA, Austrália, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Indonésia

 

Dívida Externa

2246 bilhões

 

 

 

 A economia japonesa é considerada a segunda maior do mundo. As ilhas de Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kiuahu são onde existe as principais actividades económicas. Para ajudar a diminuir a distância entre as quatro ilhas foi construído dois túneis e uma ponte, sendo que existe em mãos a construção de mais um túnel, que ligará Honshu e Hokkaido.

 

Em 2004, havia 1177278 km de estradas, 173 aeroportos e 23577 km de ferrovias.   Os aeroportos mais movimentados estão localizados nas regiões mais populosas do país, Kanto e Kinki.

             Devido aos sistemas montanhasos que compõem os arquipélagos do Japão, as terras apropriadas para cultivo são muito reduzidas, cerca de 15%. Assim, existe um dos mais elevados níveis de produtividade por unidade no mundo.


             O Japão é lider na pesquisa científica, tecnológica e médica. Sendo o líder dos rôbos industriais, utilizando-os nas suas indústrias. As principais actividades industriais são a engenharia

 automóvel, a electrónica, a informática, a siderurgia,

a metalurgia, a construção naval e a química.

             As empresas do Japão são organizadas de duas formas, ou em redes verticais (keiretsus) ou em redes horizontais (kigyo shudan). As keiretsus são um conjunto de empresas que dependem de uma grande empresa, as pequenas empresas são fornecedoras e prestadoras de serviços da empresa central. As maiores empresas das redes verticais são a Toyota, Toshiba, Nissan, Hitachi e Matsushita. As kigyo shudan são assentes na ligação entre as grandes empresas, como a Mitsui, Mitsubishi e Sumitomo.

             A excelente economia presente no Japão deve-se da cooperação existente entre o governo e a indústria, de uma grande ética no trabalho, os investimentos na tecnologia mais avançada e nos cuidados ambientais presentes nos japoneses.

 

 

 

Organização da Economia Japonesa

 

                A gestão da economia japonesa tem características muito especiais, uma vez que apesar de o país ter presente uma economia de mercado, o Estado intervêm de forma rígida. O controlo não está existente por meio da legislação ou acção administrativa, mas pela orientação ao sector privado e pela intervenção indirecta nas actividades bancárias.

 

O principal objectivo que está assente nos organismos administrativos são analisar todos os indicadores económicos e ajudar nas mudanças conjunturais. A Agência de Planeamento Económico é a instituição mais importante, com a finalidade de dirigir a economia nacional e realizar um planeamento em longo prazo.

 Devido ao enorme conhecimento por parte do governo em relação às funções, necessidades e problemas dos negócios e à enorme autodisciplina dos funcionários japoneses em relação aos seus superiores o sistema funciona muito bem e sem qualquer crise nas relações entre governo e empresas.