Desporto

Beisebol

O beisebol, hoje em dia, é um dos desportos mais populares do Japão mas, só foi disputado pela primeira vez, no ano de 1873, na actual Universidade de Tóquio, com as instruções do professor Horace Wilson, um homem norte-americano.

Assim, foi o Clube Atlético Shimbashi, que constituiu a primeira equipa de beisebol, no ano de 1880. Entretanto, entre 1890 e 1902, uma equipa de um colégio de Tóquio ficou famoso por enfrentar uma equipa formado por americanos. E nessa época, escolas secundárias passaram a dispor de equipas de beisebol, fazendo com que a modalidade se tornasse o desporto mais popular no que se refere a colégios. Quando a selecção americana foi jogar no Japão, em 1934, foi formada uma equipa com os melhores jogadores amadores do país, desta selecção resultou a primeira equipa profissional, o Nihon Baseball Club, a partir desse momento o beisebol foi evoluindo com o passar dos anos.

O jogo não é tão complicado como parece, cada equipa é composta por nove jogadores, no mínimo, dos quais existem um atirador, um receptor e sete jogadores que defendem. O batedor é a única pessoa da equipa adversária, este irá tentar bater a bola que o atirador manda para o receptor, depois de a bater, ele tem de correr, de modo a passar por todas as quatro bases e voltar ao ponto de partida, marcando assim um ponto. Depois de três batedores eliminados, o jogo inverte-se, ficando a bater o batedor da equipa adversária.

 

Gateball

O Gateball foi criado por um padeiro, em Hokkaido, no Japão, este é um desporto simples, no qual apenas se utiliza um taco e uma bola e pode ser praticado em qualquer parte. Actualmente, em todo o mundo, 20 milhões de pessoas praticam Gateball, sendo que metade está na China, seguida pelo Japão com 5 milhões e Taiwan com 1,8 milhão.

As regras são simples mas, por ser um jogo de equipa, estas tornam-se bastante rigorosas. O desenrolar deste jogo consiste em acertar na bola, com o taco, e passá-la por três entraves, cada uma com 22 centímetros de largura. Um jogador ganha ponto quando passa com a bola no entrave e dois quando acerta com a mesma no pino central. Por ser um jogo leve, com um desgaste físico moderado, gateball é indicado para pessoas de qualquer idade e sexo.

 

Mallet Golf

O Mallet Golf, criada no Japão, é um minigolfe, que segue as regras do golfe, mas não utiliza uma variedade de tacos como no golfe. O taco do mallet golf é único e praticamente igual ao do gateball. A bola é feita de resina plástica e é maior do que o do golfe, assim, esta não se levanta muito do chão quando é atingida pelo taco. Por isso a bola não vai muito longe numa tacada, e quando atingido com mais força é possível que ela saia da área demarcada da pista, o que, segundo as regras, é marcado como uma penalidade. Uma pista comum tem 18 buracos e o jogo é caracterizado por ser individual e, numa partida, vence aquele que der menos tacadas durante o jogo para colocar a bola nos 18 buracos. Esta modalidade é nova e foi criada no final do século 20 para tirar as pessoas da vida sedentária, aproveitando-se os parques públicos do Japão e os pequenos espaços disponíveis.

 

Park Golf

Esta modalidade segue as regras do mallet golf, e pode ser praticada nas mesmas pistas. A diferença está no taco, muito semelhante ao utilizado no golfe tradicional. Park Golf ainda é pouco praticado no Japão, pois os tacos apenas são produzidos no Brasil, sendo necessária a sua deslocação.

 

Softbol

Este é um variante do beisebol pois é um pouco mais leve, devido ao facto de a bola ser menos dura e maior. O atirador manda a bola, por baixo, para o receptor, fazendo uma curva com a mesma, tirando esta situação, o softbol segue basicamente todas as regras do beisebol.

Nos Estados Unidos da América e no Japão, este desporto é muito praticado, tanto por homens como também por mulheres e crianças.

 

Futebol Japonês

Futebol, em japonês, é “sakkã”, palavra que deriva de “soccer”, do inglês. No plano histórico, existem registos de que ofutebol tenha chegado ao Japão durante a época da Era Meiji (1868 – 1912), ou seja, quando o país se abriu às influências ocidentais devido ao seu empenho em industrializar e modernizar. A partir desta época, os japoneses passaram a dividir os desportos em dois tipos: os tradicionais, no qual se incluem o sumo, o judo, o karate, o kendo, entre outros; e os importados do ocidente.

O futebol, no Japão, era um desporto pouco conhecido pois, neste, só é praticado à poucos anos atrás, passando, actualmente, para a condição de terceiro desporto mais popular do país, conquistando assim prestígio e milhões de adeptos no arquipélago do Japão.

Artes Marciais

Aikidô

Esta é uma arte marcial de defesa pessoal, criada pelo mestre Morihei Ueshiba, no ano de 1883. Um praticante de Aikidô não participa em competições, apenas pratica para sua própria defesa, muitas vezes aproveitando a força do adversário. No Japão, todos os polícias, incluindo mulheres, treinam Aikidô, para melhorarem a sua capacidade de defesa.

 

Judo

Apenas para sua sobrevivência, o homem praticava lutas individuais, utilizavam variadas formas de ataque e de defesa e, por volta, do ano de 1600, apareceu o jiu-jitsu. De seguida, durante o período Tokugawa (1603 – 1868), esta mesma modalidade tornou-se mais diversificada e especializada, surgindo assim academias que seguiam os ensinamentos dos seus fundadores.

No final do século XIX, Jigoro Kano, aos dezoito anos, verificou que o objectivo do jiu-jitsu era apenas a vitória então, decidiu criar uma luta que não fosse violenta e que pudesse ser eficaz na formação de cada indivíduo, por isso criou o judo, baseado nos melhores golpes do jiu-jitsu.

Assim, por um lado, a sílaba “Ju” significa gentileza e suavidade com que se pretende utilizar a força do adversário, sem agir contra ela, por outro lado, a sílaba “Do” tem como significado caminho. De seguida, no final do ano de 1886, o judo foi oficialmente aceite pelo governo japonês. Actualmente, esta arte marcial encontra-se entre os desportos olímpicos, com presença em quase todas as academias e clubes.

Karate

O karate teve origem na Ilha de Okinawa através de vários mestres que decidiram imigrar à China para encontrarem e trazerem novos conhecimentos. Neste país encontraram o boxe chinês que fora criada pelos Monges Budistas, devido à sua necessidade de desenvolver uma forma de defesa para que conseguissem combater os ataques dos assaltantes e dos criminosos. Desarmados, criaram alguns movimentos de defesa e de ataque, baseados, na sua maioria, nos movimentos de animais e de insectos.

A partir daí, vários mestres formularam as suas próprias técnicas, de acordo com os seus conhecimentos e as suas necessidades. Assim, o Karate popularizou-se por todo o Japão por volta do ano de 1920, quando alguns dos mestres foram convidados pelo Imperador para leccionar a arte do karate nas universidades.

Kendo

Esta arte marcial é conhecida como sendo a dos samurais, tendo sido mais difundida a partir do século XVI. Kendo que, literalmente significa caminho da perfeição e que é na verdade inatingível, não tem como objectivo a conquista da vitória, apenas o aperfeiçoamento, não só desportivo mas também humano. Por isto, o respeito pelo adversário, pelo mestre e pelo local onde se pratica o desporto é muito valorizado assim, existem várias regras de comportamento, tais como o cumprimento que se faz no inicio e no fim de cada partida.

Neste desporto, os lutadores utilizam uma espada de bambu e, para se protegerem, uma armadura pesada, assim, para atingir o seu adversário tentam acertar na cabeça, no braço e na lateral do tórax.

Sumô

O Sumô é um desporto nacional do Japão que está figurado, num livro de 712 d.C., como sendo uma luta que se originou no ano de 660 a.C., entre dois deuses. O Sumô, praticado actualmente, tem exactamente as mesmas regras de à dois séculos atrás, continuando assim a homenagear os deuses, pedindo protecção e rezando para que haja uma boa colheita.

A luta decorre dentro de um círculo com 4,56 metros de diâmetro, inserido sobre o chão de terra batida, nesta luta perde quem sair do círculo ou tocar com qualquer parte do corpo no chão, excepto com a sola dos pés. 

 

 

 

Shintaidô

O Shintaidô nasceu das outras artes marciais, estas tinham como objectivo combater pessoas, no entanto, o Shintaidô tem como objectivos construir seres humanos.

Este desporto tenta promover um “despertar” do corpo, da mente e do espírito, permitindo assim libertar toda a força interior adormecida, isto através do relaxamento e da intensa concentração. A partir dos movimentos feitos, é provável que se entre num estado de meditação, permitindo que as pessoas libertem de si mesmas. No Shintaidô, literalmente, são alongamentos que ajudam ao relaxamento do corpo e exercícios que proporcionam uma melhor situação física. Quanto à respiração e à meditação são praticados movimentos leves e sem força, levando a que o corpo e a mente fiquem mais flexíveis.